Vitrine aberta no fundo ou fechada. O que é melhor?

Não seja só mais uma lojinha ? Inscreva-se para o meu curso gratuito:
https://bit.ly/3i9Z3TU

Juntos vamos em 4 dias corrigir os erros que estão acabando com o visual e as vendas da sua loja!


Vamos lá, vamos falar sobre a questão grande mito da vitrine.
Será que a gente deve usar uma vitrine aberta ou será que a gente deve optar por uma vitrine fechada?

Ambas tem prós e contras. Você tem que ver o que é melhor aí para o seu ambiente de loja.
_____
Eu, particularmente, Vivi Giron, arquiteta especialista em VM há cinco anos, com experiência em uma grande varejista, indico que: para lojas pequenas e para lojas que não tem uma profissionalização em visual merchandising, em vitrinismo, não tem um profissional que possa te auxiliar em relação a isso, opte por uma vitrine do estilo aberto.

Por que? Porque esse tipo de vitrine vai possibilitar que o cliente visualize o interior da sua loja como um todo. Esse tipo de vitrine vai deixar lojas que são pequenas com o aspecto de maior, mais ampla.
Ela não vai ter barreira no fundo da vitrine.

Outro ponto também é a questão da iluminação.
Esse tipo de vitrine aberta faz com que a luz do exterior entre dentro da loja, consequentemente, deixando ela mais clara.

Agora, uma das desvantagens é que se a sua loja não for bonita, se não estiver bem arrumada, você vai passar toda essa mensagem para o cliente também.
Mas aí de nada vai adiantar também você ter uma vitrine fechada, porque, nesse caso, quando o cliente entrar ele não vai comprar porque não vai entender o que está acontecendo ali dentro do ambiente de loja. Não vai ser um ambiente estimulante.

Esse é um lado dos contras da vitrine aberta.

Outro fator é que, por exemplo, quando a gente fala de decoração de vitrine, a gente pensa que os elementos podem estar suspensos, ou seja, eles saem do teto, eles podem estar no chão, ou eles podem estar nas laterais e no fundo.
No caso da vitrine aberta, a gente não tem o fundo. Então a gente pode trabalhar com elementos que saem do teto, elementos que saem do chão e elementos que saem das laterais. O que já te dá bastante ideias aí para você trabalhar ao longo da sua vitrine aberta.
_____
Agora vamos falar um pouquinho da vitrine fechada.
A vitrine fechada é um formato que eu adoro. Só que você tem que ter muita técnica para trabalhar com a vitrine fechada, para ela não ficar monótona.
É importante que, em uma vitrine fechada, a gente sempre troque o fundo.
Seja pintando, seja adesivando, seja com elementos decorativos e cenográficos… para criar ritmo e dar a vida a essa vitrine.
Se a gente só trocar o look do manequim e nunca fizer nenhuma intervenção na cor do fundo, nos objetos de decoração, o cliente vai começar a passar batido ali na frente da vitrine.
Vai ser mais do mesmo. Ele já tá acostumado a ver aquela vitrine, não tem nada demais ali para chamar a atenção dele.
E uma vitrine é sobre chamar a atenção.

Então, pra mim, um dos fatores negativos da vitrine fechada é esse aspecto de que a gente precisa ter um pouco mais de criatividade, um pouco mais de grana para trabalhar com ela.
Por outro lado, de pontos positivos, essa vitrine é perfeita para criar cenários extremamente atrativos e envolventes. A gente consegue englobar o cliente e fazer com que ele foque só naquele ponto, só naquela parte da vitrine. E aí, claro, uma vitrine bem feita, uma vitrine bonita significa um interior de loja bacana também.
Consequentemente, o cliente vai entrar e a venda vai acontecer.
_____
Não existe qual é a vitrine perfeita. Não existe o que é melhor do que o que.
Existe que os dois, tanto a vitrine fechada, como a vitrine aberta, os dois têm prós e contras e você tem que analisar o que é melhor para a sua loja.

Se você tem mais grana para investir na vitrine, se você tem alguém para te ajudar a montar a vitrine…
Se você quer que o cliente realmente foque no seu produto, vá com a vitrine fechada, aí você pode ir trocando vários elementos e criar o fator uau.

Para quem não sabe, para quem chegou aqui agora, o fator uau é literalmente o efeito que a gente cria no cliente, do cliente passar e falar “uau, que negócio lindo!”

Quando a gente cria esse fator, a gente mexe com os sentimentos do cliente. Isso gera mais conexão. Então essa vai ser uma excelente vitrine para criar o fator uau.

Agora, a vitrine aberta é excelente também para quem tem o interior de loja maravilhoso, para quem está sempre com as araras coordenadas.
Pra gente deixar o ambiente mais claro, mais visível, deixar o produto mais visível para o cliente e por aí vai.

Analisa aí o que que você quer, o que que você pensa na questão de quais são os prós, quais são os contas e a partir daí, decida qual é a melhor vitrine para você.

Abraços,
Vivi Giron.

_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

​??‍? Matricule-se gratuitamente nos meus aulões!
https://vintivm.com.br/auloes-gratuitos/

_____
? Lista de espera para a Escola de VM.

Aprenda como ter uma loja impossível de ser ignorada e triplique as suas vendas, assim como mais de 800 alunas já revolucionaram o visual e as vendas das suas lojas.
https://vintivm.com.br/lista-de-espera/

_____
?? Siga o meu insta: @vintivm

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no email

Talvez você goste também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lojas Maria Futrikas

Projeto VINTI

Cenografia de vitrine para o evento Feira das Flores, da loja Maria Futrika.

Criamos e executamos todo o projeto.

VEJA O CASE COMPLETO EM:

https://www.behance.net/gallery/41383809/Visual-Merchandising-for-Maria-Futrikas-Store

#vitrine #vm #visualmerchandising #visualdeloja #storedesign

Loja Twins

Projeto VINTI
Manutenção e organização da área de vendas através de técnicas de visual merchandising + styling de manequins e araras.
#vitrine #vm #visualmerchandising #moda #styling #manequim #arara #visualdeloja

Loja Morena Lua

Projeto VINTI
Vitrine cenográfica para entrada do período de liquidação da marca.
#vitrine #vm #visualmerchandising #moda #styling #manequim #arara #visualdeloja #cenografia

Lojas Chris Evert

Projeto VINTI
Store design e visual merchandising para as 6 lojas da marca Chris Evert nos shoppings: Iguatemi, Praia de Belas, Barra Sul, Canoas, Canoas Park, Bourbon Novo Hamburgo. Criamos um conceito de ambientação de loja inspirado na coleção de primavera/verão com uma proposta de atualização do ponto de venda da marca. Desenvolvemos e executamos a arte, cenografia, mobiliários e equipamentos para os pontos focais (hot point) e corners da loja.
#vitrine #vm #visualmerchandising #moda #styling #manequim #visualdeloja #storedesign #hotpoint #pontofocal

Lojas Basic Store

Projeto VINTI
Cenografia de vitrine para o natal das 6 lojas da marca nos shoppings: Bourbon Country, Bourbon Wallig, Bourbon Assis Brasil, Boulevard Assis e Centerlar. Criamos e desenvolvemos também 2 novos displays de exposição dos produtos, um de solo e outro suspenso para a vitrine e entrada da loja.
#vitrine #vm #visualmerchandising #moda #styling #manequim #arara #visualdeloja

Lojas Thithãs

Projeto VINTI
Visual merchandising e styling dos manequins e araras para a inauguração da loja da Thithãs na Oswaldo Aranha em Porto Alegre.
#vitrine #vm #visualmerchandising #moda #styling #manequim #arara #visualdeloja