Tudo o que você precisa saber sobre como ter uma loja mais bonita.

Não seja só mais uma lojinha ? Inscreva-se para o meu curso gratuito:
https://bit.ly/3B4QRNo

Juntos vamos em 4 dias corrigir os erros que estão acabando com o visual e as vendas da sua loja!


Será mesmo que comprar um lustre novo, um papel de parede, um puff, tapete, vai te ajudar a ter uma loja mais bonita?
E, o mais importante: vender mais?
Será que investir o seu dinheiro nesses itens vai te ajudar a valorizar o seu produto?

Se você procura incansavelmente por ter uma loja mais bonita, seja ela feminina, masculina ou infantil, as estratégias que eu vou compartilhar aqui com você vão te ajudar a trilhar esse caminho.

Então anota aí: seis estratégias de visual merchandising que vão fazer o seu cliente dizer “uau” quando entrar na sua loja, e vão te ajudar a ter uma loja mais bonita todos os dias. E que vende!
_____
#1. Vitrine aberta.
Na minha visão, inclusive o que eu tenho observado aqui na Inglaterra, a maioria das marcas têm optado por deixar a vitrine aberta. Então: sim, esse movimento está acontecendo, de deixar a vitrine aberta. E grande parte das lojas que são bonitas tem esse aspecto da vitrine aberta.

O que é importante quando a gente fala da vitrine aberta? É justamente esse fato do cliente conseguir enxergar o visual da loja como um todo, conseguir enxergar a iluminação, a coordenação das araras, o mobiliário… Enfim, tudo isso gera mais curiosidade, além de ser uma barreira a menos.

Então, uma loja bonita, no meu ponto de vista, tem que optar por uma vitrine aberta, principalmente se for pequena.
_____
#2. Hierarquia.
Uma forma de eu te ilustrar o que é essa hierarquia, é em relação ao layout da loja, em relação ao que a gente chama de pontos quentes e pontos frios dentro do visual merchandising.

Lá no curso gratuito eu vou falar um pouquinho mais sobre esses aspectos, então se te interessou, clique no link e faça sua inscrição.

Muitas vezes a gente compra um lustre, compra um tapete, mas a gente não tem estratégias na hora de colocar tudo isso dentro da loja.
Então o que eu tô te sugerindo aqui é: posicionar o pendente, por exemplo, em uma ilha da sua loja, aonde você pode inclusive colocar o seu tapete também.
Ali você vai estar destacando um ponto extremamente quente, ou seja, é uma outra forma de você apresentar o produto pro seu cliente.

Se você tem uma loja pequena demais para fazer uma ilha, uma sugestão é um ponto de destaque aí numa parede que você tem, que fica mais disponível.
Você pode destacar com um pendente esse ponto, para direcionar o seu cliente. E esse é o objetivo.

Então, a hierarquia no tipo de decoração e mobiliário que a gente usa para direcionar o cliente para os pontos que a gente quer, dentro da loja. Mostrar para ele o que vale mais, o que vale menos e, assim, agregar valor ao nosso produto.
_____
#3. Trajeto que conduz.
Ter uma trilha. Uma forma de criar uma trilha para direcionar o cliente e não criar um layout que é um labirinto, para lojas pequenas, por exemplo, é usar um tapete.
A gente pode usar um tapete para demarcar a área do café, a mesa de exposição que fica no meio da loja, e por aí vai.
Inclusive, dá pra usar um tapete para delimitar a área do provador. Essa é uma forma de também criar pontos de interesse e de diferenciação aí para o seu cliente, e conduzir ele ao longo do layout da loja.

Já para lojas maiores, uma forma de fazer isso é a diferenciação de piso. O piso pode te ajudar a direcionar o cliente. Se no caso a sua loja é comprida demais, ampla demais, e por aí vai.
Pense nesse aspecto de trabalhar com diferentes superfícies do seu piso, até mesmo com tapete, para você criar pontos quentes de interesse aí na sua loja.
_____
#4. Mesa de valorização.
Uma loja que é bonita, ela tem uma mesa expositora, com produtos que dão sugestão para o cliente. Ou seja, esse é um ponto a mais de interesse para o cliente mexer nos seus produtos, pra ele descobrir a sua loja, pra ele tocar, ter uma experiência diferente do que as outras lojas estão ofertando.
Pensa em trazer a sua mesa um pouquinho mais pro meio, ou para a entrada da sua loja, faz uma seleção de produtos bacana, que deem sugestão de uso, coloca um vaso, um quadrinho, uma velinha para dar uma decoração, e com certeza isso vai agregar valor ao seu produto.

Uma estratégia para lojas grandes é aproveitar a mesa para expor as peças básicas. Ou seja, um monte de camisetas do mesmo modelo, em diferentes cores. Essa é uma excelente estratégia para você, se você tem uma loja grande.
Coloque preço nessa mesa. Tem que ter preço em loja grande.

A mesa de valorização, como o próprio nome diz, é uma forma de deixar sua loja mais bonita e te ajudar a vender mais de uma peça.
_____
#5. Jeans.
Uma loja bonita de verdade tem um setor só do jeans.
Em relação a esse aspecto, se você tem muito jeans, a minha sugestão é: deixe os modelos, um ou dois modelos de cada, pendurados e todo o excesso da grade, dobre.
Mas dobre de uma forma que não fique seu estoque dentro da área de vendas.
Então, uma loja que é bonita de verdade, ela pensa no jeans e tem um setor separado para ele. Essa é uma estratégia que vai te diferenciar da concorrência, vai deixar o seu espaço mais bonito e vai te ajudar a vender mais.
_____
#6. Exposição coordenada.
Criar as araras impossíveis de serem ignoradas.
É trabalhar com a exposição coordenada, uma técnica de exposição dentro do visual merchandising onde a gente faz uma seleção de produtos que servem para a mesma ocasião de uso.
Ou seja, para ir para o trabalho, para ir para um evento mais formal, mais casual, e por aí vai.

Então você não separa a sua loja toda por categoria. Você separa as suas peças por ocasião de uso, e assim você pensa para o cliente.
Uma loja que vende faz isso, ensina o cliente a usar os produtos.
_____
Com essas 6 estratégias aqui você vai conseguir criar uma loja bonita e que é diferente de todas as outras.
E a beleza, meus amores, ela não está no que é complicado. A beleza está na simplicidade. Então você pode ter uma loja extremamente pequena, uma loja extremamente simples, e ter uma forma de apresentar o seu produto que é muito mais atrativa do que a boutique lá no centro da sua cidade, que entulha todas as peças expostas em araras de duas alturas.

Loja bonita mesmo, aquela loja que você vai no shopping, aquela loja que você vê no Pinterest e cai o queixo, é bonita porque ela tem estratégia de v.m. em cada detalhezinho.
Eles pensam em como apresentar o produto, como criar uma experiência que seja marcante para o cliente…

Se você precisa decorar sua loja, ter algumas ideias de decoração, também tem vários posts aqui no pra te ajudar nesse aspecto.
Dá uma olhadinha também nas minhas pastas do Pinterest que lá tem mais um monte de imagens para se inspirar, além do meu insta, claro!

Abraços,
Vivi Giron.


_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

​??‍? Matricule-se gratuitamente nos meus aulões!
https://vintivm.com.br/auloes-gratuitos/

_____
? Lista de espera para a Escola de VM.

Aprenda como ter uma loja impossível de ser ignorada e triplique as suas vendas, assim como mais de 800 alunas já revolucionaram o visual e as vendas das suas lojas.
https://vintivm.com.br/lista-de-espera/

_____
?? Siga o meu insta: @vintivm

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no email

Talvez você goste também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lojas Maria Futrikas

Projeto VINTI

Cenografia de vitrine para o evento Feira das Flores, da loja Maria Futrika.

Criamos e executamos todo o projeto.

VEJA O CASE COMPLETO EM:

https://www.behance.net/gallery/41383809/Visual-Merchandising-for-Maria-Futrikas-Store

#vitrine #vm #visualmerchandising #visualdeloja #storedesign

Loja Twins

Projeto VINTI
Manutenção e organização da área de vendas através de técnicas de visual merchandising + styling de manequins e araras.
#vitrine #vm #visualmerchandising #moda #styling #manequim #arara #visualdeloja

Loja Morena Lua

Projeto VINTI
Vitrine cenográfica para entrada do período de liquidação da marca.
#vitrine #vm #visualmerchandising #moda #styling #manequim #arara #visualdeloja #cenografia

Lojas Chris Evert

Projeto VINTI
Store design e visual merchandising para as 6 lojas da marca Chris Evert nos shoppings: Iguatemi, Praia de Belas, Barra Sul, Canoas, Canoas Park, Bourbon Novo Hamburgo. Criamos um conceito de ambientação de loja inspirado na coleção de primavera/verão com uma proposta de atualização do ponto de venda da marca. Desenvolvemos e executamos a arte, cenografia, mobiliários e equipamentos para os pontos focais (hot point) e corners da loja.
#vitrine #vm #visualmerchandising #moda #styling #manequim #visualdeloja #storedesign #hotpoint #pontofocal

Lojas Basic Store

Projeto VINTI
Cenografia de vitrine para o natal das 6 lojas da marca nos shoppings: Bourbon Country, Bourbon Wallig, Bourbon Assis Brasil, Boulevard Assis e Centerlar. Criamos e desenvolvemos também 2 novos displays de exposição dos produtos, um de solo e outro suspenso para a vitrine e entrada da loja.
#vitrine #vm #visualmerchandising #moda #styling #manequim #arara #visualdeloja

Lojas Thithãs

Projeto VINTI
Visual merchandising e styling dos manequins e araras para a inauguração da loja da Thithãs na Oswaldo Aranha em Porto Alegre.
#vitrine #vm #visualmerchandising #moda #styling #manequim #arara #visualdeloja