Hoje existem muitas lojas de bijuterias abrindo no Brasil, porém, a maioria fecha em menos de 2 anos.
Mas, com tantas empresas abrindo lojas físicas, o que podemos fazer para nos diferenciar da concorrência e ter sucesso na nossa loja de bijuterias?
Nesse post eu te conto 3 dicas valiosas para Loja de Bijuterias que vão te ajudar a melhorar a organização, setorização e a vitrine da sua loja.
________
#1. Cuide da sua vitrine
A primeira coisa que toda loja deve fazer é: atrair a atenção do consumidor que está passando na frente da sua loja.
Para isso, é extremamente importante que a sua vitrine de bijuterias tenha uma decoração atrativa.
Essa decoração pode ser mais temática e mostrar que a sua loja possui produtos mais exclusivos e com um precinho maior, ou ela pode ter um apelo comercial e mostrar que a sua loja possui variedade e ótimo preço.
Vitrine com banners e imagens grandes são uma ótima opção para preencher o espaço de grandes vitrines, ainda mais no caso das bijus, que o produto exposto é super pequenino.
Outro ponto extremamente importante pra valorizar o seu produto na vitrine é ter displays e cubos para setorizar e destacar as diferentes historinhas de ocasião de uso de cada produto.
Eles criam ritmo e movimento na decoração da vitrine e facilitam a leitura do espaço como um todo.
E não se esqueça de reforçar a iluminação da sua vitrine com o uso de spots direcionáveis, pois a luz refletida nas pedrarias das bijuterias valoriza ainda mais o produto!
Por isso, nada de vitrine escura hein.
________
#2. Organize estrategicamente
As lojas de bijuterias podem parecer confusas para um cliente novo e tornar esse trajeto agradável e interessante pode ser uma missão bem difícil.
Por isso, setorizar, precificar e sinalizar são extremamente importantes nas lojas de bijuterias.
Existem várias formas de organizar e agrupar os seus produtos pra facilitar a vida do seu cliente, como por exemplo:
- por preço e por categorias (nesse tipo de organização você agrupa: brincos com brincos, colares com colares). Esse tipo de exposição é a mais fácil, e provavelmente a que o seu concorrente faz;
- Então pra você se diferenciar, você pode organizar os produtos da sua loja por estilo e ocasião de uso, ou seja, expor brincos, colares e pulseiras que combinam, mostrando uma sugestão de uso daquelas peças para a sua cliente. (Como, por exemplo, agrupar peças de um estilo mais contemporâneo que podem ser usadas no dia a dia/trabalho/happy hour, e por ai vai).
Em relação às técnicas de organização, aqui vai uma dica: na vertical, exponha sempre do menor para o maior e na horizontal exponha os diferentes estilos/ocasiões de uso. Assim ficará mais fácil do seu cliente fazer a leitura do espaço.
Grandes varejistas fazem isso. Dividem os equipamentos por estilo e ocasião de uso e dentro desses estilos expõem um mix de produtos que combinam entre si.
Isso ensina o cliente a combinar as peças entre si e aumenta as nossas chances de vender mais de um produto.
Vale a pena dar um pulinho em lojas como a Renner, por exemplo, para aprender com quem tem excelência nos processos.
Ah, e não se esqueça de deixar um respiro, um pequeno espaço, entre esses setores.
Dessa forma o seu espaço parecerá mais organizado, e você pode aproveitar essas áreas para colocar um espelho, ok?
________
#3. Invista na decoração
Esse é o principal fator para criar diferenciação da sua loja com a do seu concorrente.
Os materiais que você escolhe para a sua loja dizem muito sobre qual é o tipo de público que você procura atingir.
Por exemplo, você pode trazer um tom mais casual e contemporâneo através do uso de displays lapidados em madeira pinus, ou então, simplesmente trazer um tom mais rústico optando pela madeira mais bruta.
Para um estilo mais sofisticado, você pode optar por materiais com acabamentos monocromáticos, metálicos ou que se assemelhem à mármore, por exemplo.
Se a sua loja for super popular, você pode optar por displays brancos ou pretos e mesclar as cores da sua marca nas placas de sinalização dos setores, na comunicação da vitrine, e por aí vai.
E pra finalizar, LEMBRE-SE de que o preço final da bijuteria é, em geral, baixo. A boa rentabilidade vem do volume de vendas.
PESQUISE sempre novas tendências da moda, pois, sair na frente nesse mercado é fundamental.
E por último, atente-se para o fato de que este é um mercado pulverizado e dominado pelas pequenas empresas; portanto, com grande concorrência.
Por isso, busque sempre criar uma identidade pra sua marca e ser diferente.
Abraços,
Vivi Giron.
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
??? Matricule-se gratuitamente nos meus aulões!
https://vintivm.com.br/auloes-gratuitos/
_____
? Lista de espera para a Escola de VM.
Aprenda como ter uma loja impossível de ser ignorada e triplique as suas vendas, assim como mais de 375 alunas já revolucionaram o visual e as vendas das suas lojas.
https://vintivm.com.br/lista-de-espera/
_____
?? Siga o meu insta: @vivigiron