Se algum anúncio já te fez sentir que você precisava contratar um designer, comprar um domínio, comprar uma página, para realmente começar a vender pelo Instagram, eu trago boas notícias: não, você não precisa de tudo isso para realmente começar a vender pelo Instagram da sua marca.
Na verdade, o Instagram é uma ferramenta perfeita para você criar sua vitrine digital, ter mais alcance da sua marca, estar em mais lugares gastando menos, e nesse post aqui eu vou te pegar na mãozinha e vou te mostrar como é que você pode começar a vender no Instagram da sua loja com passos muito simples.
_____
#1. Base para vender no instagram
O que isso quer dizer? Quer dizer que a casa precisa estar arrumada, minha filha, para quando os clientes começarem a chegar.
Não é só porque é uma loja online que você não precisa pensar na experiência do cliente. Muito pelo contrário, ali é muito mais fácil ele simplesmente virar para o lado e nunca mais lembrar do seu perfil, da sua página.
Então tome muito cuidado.
O que eu quero falar pra você aqui nesse tópico é em relação à descrição da sua bio, ou seja, do seu perfil.
Isso pode parecer irrelevante para você, mas ela existe por um motivo e é ali que você tem que sintetizar a sua ideia, qual é a essência da sua marca.
Se vocês já perceberam, o Instagram limita a quantidade de caracteres que você pode inserir ali, justamente para você transmitir com clareza e objetividade quem é a sua marc,a porque ela tá no mercado e porque ela é relevante para o seu cliente.
Pra te ajudar a escrever no perfil aí da sua loja, o primeiro item é: quem é o seu cliente? Seja muito específico sobre quem é o seu cliente.
O outro item é: qual é o problema que o seu produto resolve? Ele é fácil de passar? São peças leves? Algodão orgânico? São peças sustentáveis?
Qual é a pegada da sua marca? Você criou a sua loja com qual intuito?
As pessoas só compram aquilo que elas entendem que resolve um problema para elas.
_____
#2. Informações nos destaques
Os stories têm uma duração de 24 horas, então tem muitas informações que são relevantes que somem dos Stories. Por isso, o destaque o destaque é para você fazer uma seleção das informações relevantes pro seu cliente, para ele poder acessar mesmo que esse story já tenha sumido.
Ali ele vai ficar pra sempre disponível.
O que que você pode colocar em destaque aí no Instagram da sua loja?
Você pode e deve colocar quem é você. Por favor, você é a dona da sua loja, a ideia de tudo vem de você. As pessoas precisam se conectar com você, elas precisam saber que você é uma pessoa real.
E aí, consequentemente, tem mais chances de vender.
Coloque aonde está a sua loja. Qual é a cidade, bairro, localização… coloque os horários de funcionamento, as informações de contato.
Caso a pessoa não ache com facilidade ali dentro da descrição, pode ser que ela olhe nos seus destaques e encontre as informações de contato.
Outra ideia é você colocar a vitrine da semana também. Deixar disponíveis algumas fotos do interior da loja, com os produtos novos.
Não precisa deixar 100 imagens lá, As imagens que você nem tem mais produto, você pode excluir dos destaques.
É importante que você deixe ali o que realmente tá disponível ainda na sua loja.
Uma coisa bacana para você fazer em relação aos stories é uma chamada para ação. O que que você pode deixar de chamada para ação? Algo do tipo: “me mande uma mensagem pra ver se ainda temos a sua numeração disponível”. Esse tipo de mensagem vai gerar uma urgência na cliente, ou seja, ela pensa assim “será que não tem mais o meu tamanho? Vou mandar uma mensagem para ver se o produto ainda está disponível”.
Ah, e é importante também que você já deixe o preço para facilitar a vida da cliente. Porque preço, meu amor, não é segredo!
_____
#3. Feed organizado
O feed é extremamente importante no Instagram. Ele é uma ferramenta extremamente visual, então cada detalhe ali importa: composição, as cores, qualidades da foto, variação no formato de foto, e por aí vai.
Então o seu feed é isso, tem que ser uma seleção de imagens variadas, como: imagem de manequim, do interior da loja, fotos de detalhe dos produtos, foto com fundos diferentes, foto com o produto no corpo… Então Varie também nos formatos do Instagram, faz um Carrossel – Carrossel é aquele que a gente vai deslizando para o lado -, faz uma Live para mostrar os seus produtos…
Vá além só da foto do produto, aquela coisa chata em cima de um tapetinho felpudo. Ensine sua cliente também, porque eu já falei aqui que loja que vende ensina o cliente a comprar!
Então pense: qual o problema que a sua loja resolve para a sua cliente? Mostra para ela como seu produto é útil, e como ela pode usá-lo em diferentes ocasiões.
Ah, e ó: por favor, preço no Instagram! Isso é obrigatório. Já falei que preço não é segredo, e isso também está determinado no Código do Consumidor. Portanto, tem que ter preço no Instagram.
_____
#4. Otimizar o seu tempo.
O Instagram tem uma ferramenta que chama “respostas automáticas”. A primeira coisa quando você for criar um perfil: ele não pode ser um perfil pessoal, e nem privado. Não dá para as pessoas pedirem para seguir a sua loja, tem que ser um perfil comercial aberto.
Nesse formato de perfil comercial aberto, você vai ter essa opção que é de criar respostas salvas. Então, você vai mapear quais são as perguntas que as pessoas mais fazem, por exemplo: “como é a forma de entrega?” “quais são os dados que eu preciso te enviar para comprar o produto?” e vai criar respostas automáticas para facilitar o seu tempo, a sua gestão de tempo.
Você pode colocar o catálogo da loja, número do WhatsApp, enfim, coisas que seu cliente está sempre pedindo e que você toda vez tem que parar para digitar a mesma coisa.
_____
#Dica extra!
É um passo além se você quer realmente uma loja virtual com aspecto mais profissional. Para você não depender só do WhatsApp para fazer a venda, você pode, por exemplo, linkar o perfil da sua página a uma plataforma de vendas.
Para fazer isso, você não precisa de um site, não precisa de um domínio e não precisa de um designer. Tem várias plataformas no mercado que integram o seu perfil e te entregam o catálogo online em poucos minutos. E
Outro fator é: hospedar o seu perfil em uma plataforma é não depender 24 horas por dia do Instagram para vender. Ou seja, você pode estar dormindo, descansando no final de semana, que as vendas mesmo assim vão acontecer.
Além disso, esse tipo de plataforma te ajuda a calcular o frete e geralmente elas estão integradas também com o sistema de gestão da loja, então se você já vendeu o produto, eles já calcularam e já tiraram os produtos do teu estoque, e automaticamente as coisas vão circulando.
Um outro motivo legal para você utilizar uma plataforma de vendas é para ativar a sacolinha do Instagram. Porque você precisa do site, do domínio de uma plataforma para conseguir ativar a sacolinha.
Você até consegue colocar o preço no Instagram sem ter um site, mas você não vai conseguir realizar a venda, e aí de novo vai ficar refém lá do WhatsApp.
Outro ponto, é a questão do suporte 24 horas por dia. Às vezes, vai acontecer algo que você não tava esperando. Se você só tem o domingo livre, se você fez o seu site sozinho, você não vai ter com quem contar para limpar o seu frete, a sua gestão de estoque, e por aí vai.
______
Abraços,
Vivi Giron.
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
??? Matricule-se gratuitamente nos meus aulões!
https://vintivm.com.br/auloes-gratuitos/
_____
? Lista de espera para a Escola de VM.
Aprenda como ter uma loja impossível de ser ignorada e triplique as suas vendas, assim como mais de 800 alunas já revolucionaram o visual e as vendas das suas lojas.
https://vintivm.com.br/lista-de-espera/
_____
?? Siga o meu insta: @vintivm