Quem nunca se passou na hora de fazer a compra e aí comprou cores diferentes demais, estampas diferentes demais, modelos diferentes demais e olhou pra tudo isso e falou “caceta, tô com um baita problemão”?
Presta atenção porque eu vou te ensinar 3 passos bem simples pra você começar a ajustar o seu mix de moda e, consequentemente, desencalhar esse produto aí da loja e começar a vender muito mais.
__________
#1. Definir a quantidade de marcas que você vai comprar
Eu quero te mostrar uma conta muito simples pra solucionar de vez esse problema de estampas demais, cores demais, fornecedores demais: para cada 1 arara da sua loja, você vai comprar de 1 a 1,5 fornecedor.
Por exemplo: se você tem 4 araras, você vai trabalhar, no mínimo, com 4 fornecedores diferentes ou até 6 fornecedores.
Cada fornecedor tem uma pesquisa de coleção, tem uma história diferente que eles vendem pra você ao longo dessa coleção que eles montam. Cada marca tem uma essência, um dna. Se a gente trabalha com muitos fornecedores diferentes, a gente não consegue contar essa história de aonde essa cliente vai poder usar aquele produto.
E aí começa a ter os problemas de organizar a loja, de uma exposição não atraente e todos os outros motivos que eu sei que vocês não gostam e é justamente o oposto disso que vocês buscam.
________
#2. Prestar atenção na quantidade de peças lisas x peças estampadas que você está comprando
As estampas têm uma informação muito característica e muito pontual de moda. A gente tem que tomar muito cuidado na hora de comprar estampa, se uma vai conversar com a outra. Então, a chance delas encalharem é muito maior do que a das peças lisas.
Portanto, o ideal é a proporção de: para cada 7 peças lisas, trabalhar com 3 peças estampadas.
Essa é uma conta bem tranquila, bem saudável pro teu estoque, pro teu produto e, consequentemente, pra sua organização de arara.
E nesse momento, se você tem muitas estampas, você não tem muita solução agora, não tem milagre. O que fazer? Você vai dar uma segurada na compra de estampa, e a partir desse momento você vai comprar só peças lisas.
________
#3. Começar a reinventar as peças que estão encalhadas
Produto que não é visto, não é vendido. Eu não quero que vocês escondam todo o seu estoque e deixem pouquíssimas peças na arara, de jeito nenhum. Vocês tem que ter equilíbrio.
O que fazer com peças que estão há mais de 90 dias aí no seu estoque? Analisar alguns pontos:
– Esse produto foi visto? Ele está bem posicionado? Está bem exposto, já foi pra algum manequim ou look frontal? Se tudo isso já aconteceu, e mesmo assim ele não saiu, provavelmente você comprou uma peça bucha, que ninguém quer. Esse tipo de produto você vai ter que liquidar.
– Para as peças que não estão tão bem expostas, que às vezes estão dobradas, nunca foram para um manequim, é exatamente isso que você deve fazer com elas: pega um manequim, fotografa, coloca no instagram, na vitrine, no seu ponto focal, numa arara com exposição frontal, dê chance para essas peças.
O seu cliente muitas vezes não sabe que aquele produto é um produto encalhado. Se ele é um produto bom que está aí na sua loja há 2 meses, mas, muito provavelmente ninguém viu esse produto, não precisa liquidar. Não tem porquê queimar margem com isso.
Pense que, a cada 1 produto encalhado, exponha com 2 peças novas.
Abraços,
Vivi Giron.
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
??? Matricule-se gratuitamente nos meus aulões!
https://vintivm.com.br/auloes-gratuitos/
_____
? Lista de espera para a Escola de VM.
Aprenda como ter uma loja impossível de ser ignorada e triplique as suas vendas, assim como mais de 375 alunas já revolucionaram o visual e as vendas das suas lojas.
https://vintivm.com.br/lista-de-espera/
_____
?? Siga o meu insta: @vivigiron