Pensando em montar uma loja de roupas em casa e não sabe por onde começar?
Então eu vou te ensinar tudo o que você precisa para montar uma loja de roupas aí na sua casa.
Dicas práticas, rápidas e que farão toda a diferença pra você iniciar a sua lojinha com o pé direito!
___________
Você tem várias ideias pra montar uma loja dentro da sua casa, mas não sabe por onde começar, certo?
Existem muitas coisas que você precisa planejar, como a compra dos produtos, o fluxo de caixa da loja, e se você quiser saber os 3 erros comuns ao abrir uma loja de roupa, clica nesse vídeo aqui que já falamos desse assunto no canal.
Mas aqui nós vamos focar exclusivamente nas estratégias que você precisa ter para criar um ambiente bonito e atrativo que valoriza o seu produto e potencializa as suas vendas!
Pra começarmos a planejar esse espaço dentro da nossa casa, vamos primeiro listar alguns dos elementos que compõem o projeto de uma loja tradicional:
Por exemplo, toda loja tem:
- um estilo de decoração de acordo com o público alvo da marca;
- equipamentos para expor os produtos – como as araras, mesas, prateleiras, nichos;
- estoque;
- áreas de destaque para o produto, como vitrines, ou ilhas de manequins no interior da loja – Ah! E se você quer aprender olhadinha no vídeo do nosso curso de criação de vitrines online se você tá precisando vender mais e tornar a sua vitrine mais atrativa! Vou deixar o link aqui embaixo.
- provador;
- uma boa iluminação;
- caixa.
Certo?
E pra começar, vamos com o item número 1 do seu projeto, que deve ser:
___________
#1. Pensar na decoração.
Você provavelmente está com o orçamento bem apertado, então gaste o máximo de tempo possível nesse item, porque esse tem que ser o seu grande diferencial pra convidar as pessoas a conhecerem e explorarem esse novo espaço do bairro.
Antes de procurar por referências online, você deve pensar em qual será o seu público alvo, ou seja, qual o perfil do cliente que vai comprar na sua loja, e qual será a média dos preços dos seus produtos.
Definindo isso fica mais fácil de pesquisar por referências para o estilo de decoração que combina com seu produto e com os seu cliente, por exemplo:
– quem quer vender produtos básicos com um ótimo preço, deve procurar por referências de lojas com um estilo mais casual;
– já quem quer vender looks mais elegantes para trabalho, ou pra festa, pode procurar por lojas com um estilo mais clássico;
– se você quer vender pra um público mais jovem, com um estilo urbano, você pode procurar por estilos industriais, contemporâneos.
E pra te ajudar a encontrar ótimas referencias nessa pesquisa, eu separei lá no Pinterest da VINTI VM, um monte de pastas com referências de lojas com estilos casuais, modernos, contemporâneos, chics, clássicos, românticos e por ai vai…
Dá uma olhadinha lá que você vai adorar!
___________
#2. Pensar onde expor seus produtos:
Depois de definir o estilo de decoração, você deve procurar por materiais que respeitem o estilo escolhido.
Por exemplo, se você optou por um estilo mais básico e casual para sua loja, você pode usar:
– araras de solo, como essas de madeira para expor seus produtos em cabides, ou então se você preferir dá pra optar por deixar suas araras suspensas, como essas aqui que usam cordas de sisal.
– para expor calçados e acessórios ou até mesmo fazer pilhas dobradas com os produtos, uma ideia é usar as estantes de escada, além de baratinhas, elas são super funcionais e trazem muito charme ao espaço;
– se você precisar de mais prateleiras, eu te indico investir em trilhos de cremalheiras que vão te dar versatilidade na hora de modificar as alturas, ou seja, o espaço entre elas.
Em lojas como a Leroy Merlin, você encontra as cremalheiras e as prateleiras avulsas em diversos acabamentos!
Outra coisa que você pode usar também pra decorar sua lojinha, são prateleiras de madeira em cima das suas araras. Nelas você pode colocar vasos e quadros que podem variar de acordo com a estação e com o catálogo de roupas do fornecedor. Assim sua loja vai sempre ficar com uma carinha nova.
Uma mesa pequena vai te ajudar também na hora de separar os produtos para a sua cliente.
Você não vai precisar mais do que isso pra começar em um espaço pequeno.
___________
#3. Tirar o foco do seu estoque.
Você vai precisar estocar as peças que não estão expostas nas araras e prateleiras em algum lugar, correto?
Porém, deixar seu estoque aparente pode trazer uma sensação de desorganização em um espaço tão pequeno, por mais organizado que seu estoque esteja.
Nós queremos que os clientes foquem nos produtos das araras, e não no que está dobrado e ensacado.
Você pode usar as tradicionais colmeias, estantes com nichos, sem problema nenhum, mas por que não colocar uma cortina na frente pra esconder os casulos, por exemplo. Dessa forma você pode camuflar esse cantinho trazendo a sensação de que o espaço é maior do que parece.
Outra ideia também pode ser usar baús embaixo das araras, ou até mesmo pequenas cômodas podem ser ótimas soluções pra dar uma escondidinha profissional no seu estoque.
___________
#4. Criar um ponto de destaque para o produto.
Se você tiver um pequeno espaço para ter uma vitrine, ótimo! Então, você deve investir em um bom manequim ou busto que valorize o caimento das suas peças.
Opte por manequins que tenham uma pose mais estática, e fuja dos manequins de plásticos! Manequins de baixa qualidade são o verdadeiro: o barato que sai caro, porque o caimento dos produtos nesses manequins é péssimo.
Agora, se você não tem espaço para ter uma vitrine na sua loja, ou talvez grana inicialmente para investir em um bom manequim, ainda assim, existem outras formas pra você criar um cantinho atrativo pra destacar seu produto.
Como por exemplo, em uma parede. Ali você pode criar uma decoração e expor as peças em cabides, mostrando um look todo montadinho para os seus clientes. Esse é um espaço que inclusive você pode usar também para postar fotos nas redes sociais da sua loja.
Isso é extremamente importante pra agregar valor ao seu produto e mostrar pro seu cliente as novidades e lançamentos da sua marca!
___________
#5. Provador, um momento especial.
Esse é um momento muito importante e que muitas vezes passa batido por muitos lojistas!
A sua cliente entrou na loja, percorreu as suas araras, encontrou uma peça que ela gosta e finalmente vai provar.
A prova da peça é um dos momentos mais especiais pra cliente, e é ali que pode acontecer o encantamento pelo produto, ou não.
Ter um bom espelho que não deforme o corpo da sua cliente e principalmente uma iluminação que venha de trás do espelho, ou seja, em direção à cliente (e não em cima da cliente) são truques profissionais que ajudam a valorizar o seu produto no corpo da cliente!
Um pequeno tapete pode tornar esse momento mais aconchegante também, já que precisamos tirar o sapato para provar algumas peças.
Não se esqueça de ter ganchinhos pra pendurar as peças, e se possível, um pequeno banquinho também.
Seu provador pode ser de cortininha, ou mdf, mas ele precisa ter menos 90cm, ok? Com essas dicas você já consegue montar um provador básico e funcional ai na loja da sua casa.
___________
#6. Investir em uma boa iluminação
Existem 2 tipos de iluminações básicas para uma loja, a geral, aquela que ilumina o espaço como um todo e a focada, aquela cujo faixo de luz serve para destacar os produtos.
Na sua casa, tenha luminárias de teto para fazer a iluminação geral do espaço e invista em um pequeno trilho com spots para direcionar o foco de luz para as suas araras.
Você encontra ótimas opções online à partir de R$80 reais, então não deixe de investir nesse quesito porque uma boa iluminação é tudo!
Ambientes mal iluminados são menos convidativos e também tornam o nosso produto menos atrativo.
___________
#7. Um Caixa com venda impulsiva.
Seu caixa pode ser bem básico e simples, como uma prateleira na parede, ou um pequeno balcão, só não se esqueça de ter um espaço para guardar as sacolas e montar as embalagens de presentes.
Mas, o principal da área do caixa é aproveitar pra vender um item a mais pra sua cliente!
Muitas varejistas investem em pequenos produtos como meias, esmaltes, batons, acessórios para o cabelo, enfim, produtos com valores de até R$19 que estimulam a cliente a fazer compras por impulso no momento da finalização da venda, aumentando assim o ticket médio da loja.
Como a sua loja é pequena, você provavelmente vai virar muito amiga da maioria dos seus clientes, então destine também um lugarzinho para ter uma bandeja com água e café, e fazer aquele agrado pro seu cliente.
E pra finalizar, não se esqueça de colocar um quadro ou então um adesivo com o logo da sua marca na parede.
Cuidar de cada detalhe é fundamental para tornar a sua lojinha um espaço único e especial. Isso é extremamente importante pra sua cliente ir memorizando o nome da nova loja do pedaço!
Abraços,
Vivi Giron.
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
??? Matricule-se gratuitamente nos meus aulões!
https://auloes.vintivm.com.br/auloes-semanais
_____
? Lista de espera para a Escola de VM.
Aprenda como ter uma loja impossível de ser ignorada e triplique as suas vendas, assim como mais de 375 alunas já revolucionaram o visual e as vendas das suas lojas.
https://vintivm.com.br/lista-de-espera/
_____
?? Siga o meu insta: @vivigiron