Como comprar sem errar.

Errar nas proporções do mix de compras, ou seja, sair comprando errado ou comprar marcas demais, misturar fornecedores demais, pode acarretar em um problema gigantesco que vai impactar negativamente no visual e nas vendas da sua loja.

Anota aí esses três passos que eu vou te passar, pra você começar a ajustar o seu mix de compras:

___
#1. Defina a quantidade de marcas para comprar
O ideal é trabalhar de uma a uma marca e meia por arara. Ou seja, quantas araras você tem aí na sua loja? Quantos fornecedores você está trabalhando? Por exemplo, se você tem uma loja com 10 araras, será que você está trabalhando com 10 a 15 fornecedores, no máximo?
Ou você está tentando mesclar demais e tá trabalhando com mais de 20 fornecedores?
A gente indica isso, porque cada fornecedor, cada coleção, cada marca tem o seu dna. Ou seja, vai trabalhar em cima de uma coleção, de uma história e por aí vai. Logo, quando você compra marcas de muitos fornecedores, você acaba matando essa história que o seu fornecedor pensou pra esse produto.
E aí, o visual, as vendas e o giro do seu produto começam a ficar prejudicados.

___
#2. Ajuste a proporção de lisos e estampados
Se você caiu na bobeira de comprar estampa demais, de comprar estampas que não combinam entre si, não tem jeito, você vai ter que fazer uma curadoria aí das suas peças. Ou seja, selecionar quem fica exposto e quem vai pro estoque.
O ideal é que a gente trabalhe, a cada 10 peças, 7 peças lisas e 3 estampadas. Se você comprou estampa demais, minha sugestão é que você vá comprando peças lisas, pare um pouquinho de comprar estampas, e compre peças que combinem com essas suas estampas.
E aí, a cada 3 dias você muda essa coordenação de estampas que você fez. Então, a cada 3 dias você pega um grupo que está no seu estoque, sobe para a área de vendas, e pega o que está na área de vendas, dobra e coloca no estoque.
Assim, você dará chance de ser visto a um produto que não foi visto. Não tem jeito, estampa demais polui a área de vendas, é informação demais para o seu cliente, e aí a gente não consegue valorizar as modelagens, as estampas, o mix de produtos como um todo.

___
#3. Reinvente peças encalhadas
Você terá que pensar em trazer uma nova proposta de look pra esses produtos que estão encalhados. Mas o importante é a gente entender o que é peça encalhada que é boa, e o que é peça encalhada que é bucha.
A minha sugestão aqui é a seguinte: para as peças que são boas, que você mescle aí, a cada uma peça encalhada, quatro peças novas. Você vai montar um look no manequim: coloca duas peças novas, e mescla com uma terceira peça que já está há mais de 90 dias no seu estoque, por exemplo.
Para as peças que realmente encalharam, que você viu que já foram pro provador várias vezes e não venderam, aí não tem jeito. Realmente, essas peças você vai ter que agrupar, colocar no equipamento, sinalizar e liquidar essas peças.
Não adianta ficar cantando parabéns pra produto que está há mais de 1 ano na loja.
Se o produto for bom, ou seja, tiver cores mais atemporais, mais sóbrias, terrosas, neutras, se tiver uma modelagem mais reta, não tem problema, porque provavelmente quando virar a estação você vai ter que comprar um produto similar àquele.
Então, peças encalhadas que estão boas, deixe essas guardadas. As que já estão há mais de 90 dias na loja e você já percebeu que tem alguma coisa errada com essas peças, porque elas não saem, aí, meu amor, é hora de dar tchau pra essas peças.
O produto encalhado dentro da loja fica impedindo que você compre um produto novo pra girar dentro da sua marca. Então, não tem jeito, tem que dar adeus pra essas peças mesmo.

___
E é muito importante eu reforçar um assunto muito sério: o visual merchandising é um processo.
Então, quando a gente olha pra uma loja organizada, a gente tá olhando pra um processo muito bem feito, uma gestão muito bem feita. E quando a gente olha pra uma loja desorganizada, a gente está olhando pra um processo que tem falhas, que não está bem estruturada.
A solução para uma loja organizada, pra uma loja que gira os produtos, é realmente ter um processo bem estruturado, onde o visual merchandising faz parte desse processo.
Esse planejamento começa no planejamento de coleção, de compras e reflete positivamente ou negativamente no visual da sua loja, ou seja, nas araras como um todo. É ali que a gente vê se o processo tá funcionando ou não. É ali que a gente vê se a gente vai dar vida pro produto ou se a gente vai matar o produto expondo ele de maneira aleatória.

Abraços,
Vivi Giron.

_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

​??‍? Matricule-se gratuitamente nos meus aulões!
https://vintivm.com.br/auloes-gratuitos/

_____
? Lista de espera para a Escola de VM.

Aprenda como ter uma loja impossível de ser ignorada e triplique as suas vendas, assim como mais de 375 alunas já revolucionaram o visual e as vendas das suas lojas.
https://vintivm.com.br/lista-de-espera/

_____
?? Siga o meu insta: @vivigiron

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no email

Talvez você goste também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lojas Maria Futrikas

Projeto VINTI

Cenografia de vitrine para o evento Feira das Flores, da loja Maria Futrika.

Criamos e executamos todo o projeto.

VEJA O CASE COMPLETO EM:

https://www.behance.net/gallery/41383809/Visual-Merchandising-for-Maria-Futrikas-Store

#vitrine #vm #visualmerchandising #visualdeloja #storedesign

Loja Twins

Projeto VINTI
Manutenção e organização da área de vendas através de técnicas de visual merchandising + styling de manequins e araras.
#vitrine #vm #visualmerchandising #moda #styling #manequim #arara #visualdeloja

Loja Morena Lua

Projeto VINTI
Vitrine cenográfica para entrada do período de liquidação da marca.
#vitrine #vm #visualmerchandising #moda #styling #manequim #arara #visualdeloja #cenografia

Lojas Chris Evert

Projeto VINTI
Store design e visual merchandising para as 6 lojas da marca Chris Evert nos shoppings: Iguatemi, Praia de Belas, Barra Sul, Canoas, Canoas Park, Bourbon Novo Hamburgo. Criamos um conceito de ambientação de loja inspirado na coleção de primavera/verão com uma proposta de atualização do ponto de venda da marca. Desenvolvemos e executamos a arte, cenografia, mobiliários e equipamentos para os pontos focais (hot point) e corners da loja.
#vitrine #vm #visualmerchandising #moda #styling #manequim #visualdeloja #storedesign #hotpoint #pontofocal

Lojas Basic Store

Projeto VINTI
Cenografia de vitrine para o natal das 6 lojas da marca nos shoppings: Bourbon Country, Bourbon Wallig, Bourbon Assis Brasil, Boulevard Assis e Centerlar. Criamos e desenvolvemos também 2 novos displays de exposição dos produtos, um de solo e outro suspenso para a vitrine e entrada da loja.
#vitrine #vm #visualmerchandising #moda #styling #manequim #arara #visualdeloja

Lojas Thithãs

Projeto VINTI
Visual merchandising e styling dos manequins e araras para a inauguração da loja da Thithãs na Oswaldo Aranha em Porto Alegre.
#vitrine #vm #visualmerchandising #moda #styling #manequim #arara #visualdeloja