O futuro do varejo.

“Será que o varejo físico vai morrer?” Em algum momento essa pergunta já passou pela sua cabeça? Em algum momento você já pensou “meu Deus, será que eu vou ter que fechar a minha loja?”

_____
Esse é um assunto muito sério e que eu tenho recebido bastante na caixinha de perguntas do meu instagram, o @vivigiron, e o que eu quero te falar é o seguinte:

Se a sua loja for só um espaço pra estocar os seus produtos, sim, há grandes chances de mortalidade do seu negócio.

Eu quero te propor um exercício bem simples – que eu aprendi em um workshop da Camila Salek.
Vamos imaginar como era o seu celular a 10 anos atrás. Imagina como era o seu computador há 10 anos. Agora, fala aqui pra mim: como é que está a sua loja hoje, e como estava a sua loja a 10 anos atrás?
Como as coisas mudaram, como tudo evoluiu, a moda, tecnologia, comportamento, enfim, e muitas lojas pararam no tempo.
E se esse exercício te levou à uma reflexão verdadeira, provavelmente você já sabe a resposta.

O que eu quero te falar, que é o que a gente sabe por agora, é que: não, o varejo físico não vai morrer. Mas a sua loja, se você não reagir, vai.

Eu não quero ser malvada e nem te assustar, o que eu quero é que você reflita sobre o que é o seu negócio hoje e como é que você vê o seu negócio há 5 anos.

Vamos fazer mais um exercício. A pandemia acelerou tudo. Ela mudou a forma como a gente se relaciona, a forma como a gente compra, se comporta, e, consequentemente, dá valor ao nosso tempo, que é super escasso.

O que eu quero te falar é: sim, quem usa o ambiente de loja só como um espaço físico pra estocar produto, ou seja, não explora o visual da marca como um todo, não explora o ambiente pra ser um ponto de encontro, que vai contar uma história de qual é o problema que o seu produto resolve, pra quem ele resolve, qual é o estilo de vida do cliente da marca.

Se você não levar a sério que a sua loja precisa ser um ponto de conexão e que ela precisa contar uma história realmente envolvente, que gere uma memória positiva no seu cliente sobre o tempo que ele passou ali, com certeza a sua loja não vai sobreviver por muito tempo.

O que eu quero te falar é: que a loja já mudou, o comportamento já mudou, o varejo já mudou. Hoje, a loja não é só um ponto de venda. Ela é um ponto de conexão, de experiência.

E a cada dia que passa, novas formas de comprar e de vender, e de construir marcas aparecem. Então a gente precisa se manter atualizado, se a gente quer realmente se tornar uma referência e cada vez mais fidelizar e atrair novos clientes.

Então, se você quer realmente saber se o varejo físico vai morrer ou não, é só olhar o movimento nos shoppings. Houve um tempo em que os shoppings realmente estavam perdendo força pra internet, e aí a maioria está sofrendo um movimento de transição também.

Antigamente o shopping era um local com várias lojas pra você ir comprar. E hoje não, o shopping mudou. Ele vem se tornando cada vez mais um ponto de lazer. Então, as grandes marcas de shopping também já se preocupam em criar experiências marcantes, em oferecer muito mais que um mix de lojas, mas oferecer serviços que agregam valor ao cliente como um todo.

Então percebam esse movimento que vem acontecendo com os shoppings. Faça essa comparação de como era seu celular, seu computador, a 10 anos atrás, e pense como é que está a sua loja hoje. Pense também em como você quer estar daqui 5, 10 anos.

A gente não pode parar as ondas, mas a gente pode aprender a surfar.

Abraços,
Vivi Giron.

_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

​??‍? Matricule-se gratuitamente nos meus aulões!
https://vintivm.com.br/auloes-gratuitos/

_____
? Lista de espera para a Escola de VM.

Aprenda como ter uma loja impossível de ser ignorada e triplique as suas vendas, assim como mais de 375 alunas já revolucionaram o visual e as vendas das suas lojas.
https://vintivm.com.br/lista-de-espera/

_____
?? Siga o meu insta: @vivigiron

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no email

Talvez você goste também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lojas Maria Futrikas

Projeto VINTI

Cenografia de vitrine para o evento Feira das Flores, da loja Maria Futrika.

Criamos e executamos todo o projeto.

VEJA O CASE COMPLETO EM:

https://www.behance.net/gallery/41383809/Visual-Merchandising-for-Maria-Futrikas-Store

#vitrine #vm #visualmerchandising #visualdeloja #storedesign

Loja Twins

Projeto VINTI
Manutenção e organização da área de vendas através de técnicas de visual merchandising + styling de manequins e araras.
#vitrine #vm #visualmerchandising #moda #styling #manequim #arara #visualdeloja

Loja Morena Lua

Projeto VINTI
Vitrine cenográfica para entrada do período de liquidação da marca.
#vitrine #vm #visualmerchandising #moda #styling #manequim #arara #visualdeloja #cenografia

Lojas Chris Evert

Projeto VINTI
Store design e visual merchandising para as 6 lojas da marca Chris Evert nos shoppings: Iguatemi, Praia de Belas, Barra Sul, Canoas, Canoas Park, Bourbon Novo Hamburgo. Criamos um conceito de ambientação de loja inspirado na coleção de primavera/verão com uma proposta de atualização do ponto de venda da marca. Desenvolvemos e executamos a arte, cenografia, mobiliários e equipamentos para os pontos focais (hot point) e corners da loja.
#vitrine #vm #visualmerchandising #moda #styling #manequim #visualdeloja #storedesign #hotpoint #pontofocal

Lojas Basic Store

Projeto VINTI
Cenografia de vitrine para o natal das 6 lojas da marca nos shoppings: Bourbon Country, Bourbon Wallig, Bourbon Assis Brasil, Boulevard Assis e Centerlar. Criamos e desenvolvemos também 2 novos displays de exposição dos produtos, um de solo e outro suspenso para a vitrine e entrada da loja.
#vitrine #vm #visualmerchandising #moda #styling #manequim #arara #visualdeloja

Lojas Thithãs

Projeto VINTI
Visual merchandising e styling dos manequins e araras para a inauguração da loja da Thithãs na Oswaldo Aranha em Porto Alegre.
#vitrine #vm #visualmerchandising #moda #styling #manequim #arara #visualdeloja