Ao longo do dia a dia a organização dos produtos dentro da loja pode ser difícil, mas saiba que você não está sozinho!
E é por isso que separamos 3 dicas valiosas que foram o norte do nosso projeto de visual merchandising para a loja Maria da Praia, em Porto Alegre.
1. Setorização – é fundamental para a orientação do cliente dentro da loja.
Imagine-se em uma ambiente que você nunca esteve, por exemplo, as grandes varejistas de moda.
Você pode até entrar na loja com a intenção de dar “só uma olhadinha”, mas ao longo do tempo acaba percebendo que se está procurando por roupas de academia, por exemplo, deve ir para determinado setor. Já se decide dar uma olhadinha nas roupas íntimas, deve dirigir-se para outro setor.
Isso é fundamental em lojas com um mix de produtos muito grande, que é o caso das grandes varejistas de roupa, lojas de ferragem, construção, entre outras, e deve aplicar-se inclusive nas lojas de presente e decoração.
Essa técnica ajuda o consumidor a orientar-se visualmente dentro do ambiente e escolher qual setor ele destinará mais tempo descobrindo os produtos.
No caso da loja Maria da Praia, setorizamos os produtos de acordo com o preço, os mais procurados, os de maior giro.. tudo de acordo com o histórico da loja.
2. Trajeto de Compra
Se o trajeto for confuso ou se tiver muitas barreiras visuais (como prateleiras altas), o cliente ficará com uma sensação de desconforto e acabará permanecendo pouco tempo dentro na loja.
Dê preferência para equipamentos de solo com até 1,20 m de altura e tente deixar o fluxo da loja o mais espaçado e alinhado possível (deixe no mínimo 70 cm entre um equipamento e outro), isso tornará a jornada de compra mais agradável.
No caso da loja Maria da Praia, modificamos o layout de solo (mantivemos a mesma quantidade) e mudamos a forma de exposição das araras nas paredes, o que tornou o ambiente muito mais organizado e “limpo” visualmente.
3. Lifestyle
Os produtos da Maria da Praia, por exemplo, possuem o que chamamos de “família”, ou seja, em uma determinada linha trabalham-se as mesmas histórias, cores, texturas e estampas.
A organização por lifestyle baseia-se em agrupar e expor produtos que possuem um mesmo estilo e que fazem sentido para um determinado tipo de cliente.
Pense, por exemplo, nas personas que podemos construir dentro da loja:
-
a jovem romântica: que procura por produtos nos tons rosa, frases doces e meigas;
-
o jovem trendy e descolado: busca referências divertidas ou influenciadas pela música;
-
o geek: busca produtos de super-heróis, quadrinhos etc;
-
entre outros.
Dessa forma, é mais fácil agrupar e expor esses produtos dentro dos setores, além de gerar mais conexão com o cliente, que pode estar procurando um presente pra um amigo ou mesmo dando aquela olhadinha bem despretensiosa que com essa técnica tem mais chance de converter-se em venda.
Essas dicas com certeza vão te ajudar a tornar a sua loja mais bonita e organizada. E nós sabemos, lojas bonitas e organizadas vendem muito mais!
E aí, o que achou das nossas dicas? Vão te ajudar no dia a dia do seu negócio?
Até logo!
PS. Esse post também está no Blog da Geguton mas com outro case da VINTI, o da loja Maria Futrika. Vale a pena conferir! _________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ ??? Matricule-se gratuitamente nos meus aulões! https://auloes.vintivm.com.br/auloes-semanais _____ ? Lista de espera para a Escola de VM. Aprenda como ter uma loja impossível de ser ignorada e triplique as suas vendas, assim como mais de 375 alunas já revolucionaram o visual e as vendas das suas lojas. https://vintivm.com.br/lista-de-espera/ _____ ?? Siga o meu insta: @vivigiron