“Quais móveis comprar para uma loja?”
Se você já digitou isso no Google, provavelmente você se deparou com essa lista que contém mais ou menos de 8 a 9 itens, que incluem balcão de atendimento, prateleiras, manequins de vários modelos, expositor boutique, nichos, puffs, provador, caixa, vitrine, e por aí vai.
Será que realmente para você começar uma loja você precisa seguir esse mobiliário?
Mas e aí, se a gente compra uma arara, se a gente compra uma prateleira, qual é o formato que a gente deve comprar? Qual é a funcionalidade que a gente deve pensar para cada mobiliário?
O objetivo desse post é te mostrar cinco mobiliários que realmente são fundamentais dentro de um ambiente de loja, para você criar uma loja impossível de ser ignorada, gastando o mínimo possível.
_____
#1. Arara de parede
Meus amores, eu sei que vocês já vão me chineliar aqui, falando “pô, mas pelo amor de Deus, Vivi. Você fala aí o primeiro item de uma loja é a arara? Isso eu já sei”!
Eu sei que você sabe que uma loja precisa de uma arara, mas eu quero te falar em relação à funcionalidade, o que você não pode fazer na hora de escolher esse item.
Por exemplo, pensa comigo: a arara, quando a gente fala de parede, ela fica no que a gente chama de ponto focal. Esse é o principal ponto da loja para você expor os seus melhores produtos, de valor mais agregado.
E aí o que acontece? Quando a gente abre uma loja, a gente pensa o seguinte: eu preciso expor a maior quantidade possível de produtos aqui dentro do meu ambiente, pra vender mais.
E é aí que entra o primeiro erro relacionado à escolha da arara, que é optar pelas araras de duas alturas.
Não façam isso, tem vários posts aqui no blog falando o porquê que isso vai dificultar tanto no visual quanto nas vendas da sua loja depois.
Então, quando você for comprar uma arara de parede, compre uma arara simples, retinha. Pode ser a mais baratinha que tiver. O ideal é que ela tenha 1,20m, 1,60m, 1,80m… Esse é o tamanho ideal que você vai conseguir criar uma coordenação bacana.
Outro detalhe relacionado às araras: lembre-se de posicionar a mais ou menos 1,85m do chão, que essa é a altura ideal pra a gente expor mix de moda feminino, e muitas peças masculinas também.
Outro detalhe relacionado às araras pra te ajudar na hora de escolher é: fujam das araras diferentes demais. Essas que tem as argolinhas, essas que são onduladas… se você não vê esse tipo de arara em nenhum lugar, é porque elas são bucha. Eu sei porque muito de vocês, meus alunos, já fizeram isso. E dentro do curso gratuito eu vejo muitos lojistas falando isso também, que justamente escolheram essa arara por acharem que ela era diferente e que ia ficar legal.
_____
#2. Baú ou gavetão
Se eu acabei de proibir vocês de terem arara de duas alturas, é justamente porque eu queria sugerir esse tipo de móvel para você.
Eu sei que a maioria tem lojas pequenas e muitos não têm estoque. O gavetão, ou baú, é uma excelente alternativa para você armazenar os seus produtos de forma que eles não fiquem visíveis.
Se tem uma coisa que eu proíbo, é estoque aparente. Meus amores, isso não dá. É pedir para criar um ambiente desorganizado.
_____
#3. Mesa expositora
E não, eu não tô falando de um balcão expositor. Eu tô falando de uma mesa expositora. Elas têm funções totalmente diferentes.
A mesa é para você fazer uma curadoria, fazer uma seleção de produtos que combinam entre si e que impulsionam a venda de mais de uma peça. Ou seja, produtos que se correlacionam.
A mesa é um excelente mobiliário para decorar a loja. Mas, no ambiente de loja, tudo tem que vender. Então, para mesa, sempre faça uma seleção de produtos e deixe exposto aí dobradinho bem bonitinho
E por que que eu não recomendo o balcão expositor? Porque balcão expositor é o que toda lojinha tem. Podem comparar: toda loja que tem cara de lojinha, tem um balcão expositor. Toda loja que começa a ter uma estratégia de visual merchandising tem uma mesa expositora. E de preferência, de duas alturas, criando ritmo e movimento na hora de apresentar o produto.
_____
#4. Prateleiras ou estantes
Você pode usar elas de duas formas: as prateleiras você pode usar para decorar em cima das suas araras e trazer um pouquinho de vida, com quadros, vasos, contando uma história para o seu ambiente como um todo.
Você pode também usar as prateleiras em um formato de estante, para alternar entre um módulo de arara e outro, e não deixar a exposição do seu ambiente de loja tão monótono.
É importante a gente criar dinamismo na forma como a gente apresenta o produto para o nosso cliente.
_____
#5. Acessórios de decoração
Depois que a gente pensou em todas as formas que a gente pode usar para apresentar o nosso produto para o nosso cliente, a gente vem com a decoração para contar essa história, para mostrar qual é a essência da nossa marca e conectar isso com o estilo de vida do nosso cliente.
Por exemplo, você pode ter um puff, uma poltrona, ou um sofá, dependendo do seu ambiente de loja. Você pode usar tapetes, pendentes, e, claro, os quadros, livros, e também os vasos, pra decorar as prateleiras, as mesas e por aí vai.
Dica extra do que você não precisa, agora vou quebrar um baita de um tabu, que é o seguinte: você não precisa comprar um manequim. E você não precisa comprar um balcão caixa para o seu ambiente de loja, principalmente se a sua loja for pequena.
Você não precisa de um balcão caixa gigantesco. Só precisa de um lugar onde caiba a maquininha e você consiga embalar os seus produtos, e deixar ali o seu computador, a sua estação de trabalho.
Não precisa gastar dinheiro com um balcão caixa. Pense nesses outros itens que eu sinalizei aqui, porque eles vão agregar muito mais o ambiente de loja como um todo.
O segundo item, você não precisa comprar um manequim para conseguir expor o produto aí dentro da sua loja. Inclusive, se você vai começar com pouca grana, eu recomendo que você não compre, de maneira alguma, um manequim barato.
Existem marcas grandes, como, por exemplo, a Osklen, que não usam manequim. Eles simplesmente usam a exposição do cabide ali dentro da vitrine mesmo.
Então se você tem uma loja que é pequena, duas opções que você tem: ou comprar um busto, que é mais enxuto e costuma ser mais acessível do que o manequim de qualidade, ou você pode comprar os cabides de corpinho e fazer as exposições como pontos de destaque dentro do seu ambiente de loja.
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
??? Matricule-se gratuitamente nos meus aulões!
https://vintivm.com.br/auloes-gratuitos/
_____
? Lista de espera para a Escola de VM.
Aprenda como ter uma loja impossível de ser ignorada e triplique as suas vendas, assim como mais de 800 alunas já revolucionaram o visual e as vendas das suas lojas.
https://vintivm.com.br/lista-de-espera/
_____
?? Siga o meu insta: @vintivm