4 passos de como tirar fotos que vendem para o instagram da sua loja.

________

Lidar com o feed da loja não é algo muito simples. Uma das objeções que eu mais escuto das minhas alunas dentro da Escola de VM é essa questão de publicar fotos no instagram que não dão likes, que não vendem, que não vão a lugar nenhum.
Se isso está acontecendo aí na sua loja, se você sente que se dedica o máximo que pode, mas de jeito nenhum você consegue tirar fotos incríveis, sensacionais, impossíveis de serem ignoradas e que, principalmente, vendem, eu vou te ensinar 4 passos pra mudar esse cenário e aprender a tirar fotos que vendem para o instagram da sua loja.

Tudo que eu vou ensinar aqui é baseado numa técnica de fotografia chamada Flatlay. Se você nunca ouviu falar dessa técnica, no inglês, “flat” = “achatado” e “lay” = “camadas”. Esse estilo de fotografia nada mais é do que posicionar o produto no chão e tirar a foto bem de cima.
________
#1. Procure referências
Na vida nada se cria, tudo se copia. A primeira coisa que você tem que fazer é: procurar por referências.
A ferramenta que eu mais uso, e ensino meus alunos a usarem também, é o Pinterest. É um catálogo de imagens gigantesco. Vai lá no Pinterest e digita “flatlay”, “flatlay fashion”, ou flatlay do que você quiser.
E aí, você vai começar a olhar, com critério, as fotografias. Ou seja, se você quer fotografar uma calça jeans, procure por imagens que tenham uma calça jeans.
________
#2. Escolha um tema e defina a decoração pra esse cenário
Primeiro ponto: pense onde a cliente vai usar esse produto. Vai ser em um dia ensolarado, vai ser numa festa de aniversário, numa festa com as amigas, aonde você vai dizer que ela poderia usar aquele look?
Pensa nisso e pense em elementos que vão te ajudar a contar essa história. Se é uma noite romântica, pense em trazer cores mais quentes, mais sensuais, elementos que remetem a cenas mais românticas, como, por exemplo, pétalas de rosas.
Se é um happy hour com as amigas, coloque algo como um óculos, uma taça, uma revista, menu de bar, pra passar essa imagem.
E olhe sempre as referências.

Quantas de vocês não tiram fotos com aquele tapetinho felpudo? Todas iguais, todas com o mesmo fundo, as mesmas cores… E você olha pro seu instagram, e ele é basicamente um catálogo gigantesco bem monótono. E é por isso, porque não tem cor, não tem textura, as fotos não estão dizendo onde a cliente poderia usar o produto.
Então, se você está fazendo isso, fotografando todas iguais no tapetinho aí da sua loja, pare já de fazer isso, que isso não funciona. Pensa direitinho, planeje-se melhor na hora de fotografar os seus produtos, se você quer que eles vendam, se você quer criar um feed irresistível e impossível de ser ignorado.
________
#3. Atente-se aos detalhes da composição
Quando você for pesquisar as referências, você vai olhar milimetricamente, mapeando tudo que estiver na fotografia. Onde é que está o vaso – se tiver um vaso – como é que está o vaso, o jeans como está dobrado, se aparece a barra, se aparece o cós, o cavalo, se não aparece.
Olhe com critério, com cuidado. Essa parte do enquadramento é muito importande. Enquadre o seu produto direitinho e procure sempre por referências e olhe como tudo está disposto ali.
Quando a gente fotografa o produto, devemos pensar em como essa foto vai aparecer pra pessoa enquanto ela estiver rolando o feed dela. Então, atente-se, porque nenhum detalhe é pequeno.
________
#4. Fuja do tradicional
Se está todo mundo tirando fotos no tapetinho, mude. Mude os fundos da sua foto.
Se você não tem um piso bacana na sua loja, você pode comprar uma chapa de mdf, de 1×1, 1,20×1,20m, algo nesse aspecto. Essa chapa será seu apoio, seu fundo da foto. Porque tirar foto no tapetinho é brega, e tirar foto direto no piso da loja também não é muito legal.
E aí, se você tem essa chapa de mdf, você pode adesivá-la. Você pode comprar adesivos em papelaria, ou até mesmo na internet, e ir mudando a cor dela, pensando em cores que vão combinar com a sua paleta. Não só o adesivo, como você pode comprar tecido.
Cor é algo muito importante no aspecto visual.

E, mais uma vez: não use o tapetinho felpudo. Queima o tapetinho, coloca ele pro seu cachorro dormir, que ele vai amar. Se você não quer ser só mais uma lojinha, você não pode fazer o que está todo mundo fazendo.
Fuja disso, aplique esses quatro passos que eu te falei aqui, preste atenção nas referências, preste atenção na decoração e no tema que você vai criar, preste atenção no enquadramento e em como tudo está posicionado e sempre vá trocando os fundos da foto.

Abraços,
Vivi Giron.

_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

​??‍? Matricule-se gratuitamente nos meus aulões!
https://vintivm.com.br/auloes-gratuitos/

_____
? Lista de espera para a Escola de VM.

Aprenda como ter uma loja impossível de ser ignorada e triplique as suas vendas, assim como mais de 800 alunas já revolucionaram o visual e as vendas das suas lojas.
https://vintivm.com.br/lista-de-espera/

_____
?? Siga o meu insta: @vivigiron

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no email

Talvez você goste também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lojas Maria Futrikas

Projeto VINTI

Cenografia de vitrine para o evento Feira das Flores, da loja Maria Futrika.

Criamos e executamos todo o projeto.

VEJA O CASE COMPLETO EM:

https://www.behance.net/gallery/41383809/Visual-Merchandising-for-Maria-Futrikas-Store

#vitrine #vm #visualmerchandising #visualdeloja #storedesign

Loja Twins

Projeto VINTI
Manutenção e organização da área de vendas através de técnicas de visual merchandising + styling de manequins e araras.
#vitrine #vm #visualmerchandising #moda #styling #manequim #arara #visualdeloja

Loja Morena Lua

Projeto VINTI
Vitrine cenográfica para entrada do período de liquidação da marca.
#vitrine #vm #visualmerchandising #moda #styling #manequim #arara #visualdeloja #cenografia

Lojas Chris Evert

Projeto VINTI
Store design e visual merchandising para as 6 lojas da marca Chris Evert nos shoppings: Iguatemi, Praia de Belas, Barra Sul, Canoas, Canoas Park, Bourbon Novo Hamburgo. Criamos um conceito de ambientação de loja inspirado na coleção de primavera/verão com uma proposta de atualização do ponto de venda da marca. Desenvolvemos e executamos a arte, cenografia, mobiliários e equipamentos para os pontos focais (hot point) e corners da loja.
#vitrine #vm #visualmerchandising #moda #styling #manequim #visualdeloja #storedesign #hotpoint #pontofocal

Lojas Basic Store

Projeto VINTI
Cenografia de vitrine para o natal das 6 lojas da marca nos shoppings: Bourbon Country, Bourbon Wallig, Bourbon Assis Brasil, Boulevard Assis e Centerlar. Criamos e desenvolvemos também 2 novos displays de exposição dos produtos, um de solo e outro suspenso para a vitrine e entrada da loja.
#vitrine #vm #visualmerchandising #moda #styling #manequim #arara #visualdeloja

Lojas Thithãs

Projeto VINTI
Visual merchandising e styling dos manequins e araras para a inauguração da loja da Thithãs na Oswaldo Aranha em Porto Alegre.
#vitrine #vm #visualmerchandising #moda #styling #manequim #arara #visualdeloja